Pular para o conteúdo

Os Segredos do Quadrado

Você conhece ele, e provavelmente sabe como identificar um se o vir. Mas se eu te perguntar assim do nada: o que é um quadrado? O que você diria? Saberia explicar, ou saberia como fazer um?

Como definir o que é e o que não é?

A princípio parece fácil definir o que é um quadrado: ele é aquela forma com quatro lados iguais. Mas não acaba por aí, porque poderíamos ter formas de quatro lados com todos eles iguais que não são necessariamente um quadrado.

Esta figura tem quatro lados iguais,
mas não é um quadrado

Então o ele tem um outro segredo. Note que se pegássemos esta figura e colocássemos ela reta com um chão imaginário, ela ficaria assim:

Se fosse uma casa, ela teria as paredes tortas. Por isso ele não é a forma que procuramos.

Além de ter os quatro lados iguais, ele tem todas as suas paredes exatamente em pé em relação ao chão. Veja abaixo:

Mesmo que girar esta figura, ela continua em pé em relação ao seu chão.

Chamamos isso de ângulo reto. É quando algo está exatamente em pé em relação ao chão, nem inclinado pra um lado nem para o outro. Na figura acima o chão está inclinado, mas em relação a ele a parede está em pé.

Perceba que na figura anterior os quatro lados estão em pé em relação ao seu chão, ou seja, estão num ângulo reto. E como também possuem quatro lados, e os quatro lados são iguais, podemos dizer que isso é um QUADRADO.

Ele é uma forma muito utilizada em construções, e causa sempre uma sensação muito boa olhar pra ele. Ele garante que as edificações vão estar em pé por mais tempo, e isso provavelmente nos transmite segurança. Mas não espere encontrar muitos quadrados na natureza. De todas as formas, ele é o que mais tem o toque humano em sua criação.

Como fazer um quadrado

Para fazer um quadrado você precisa primeiro de algo que crie um ângulo reto. Pode ser o canto de uma mesa, a tampa de uma caixa ou uma folha de papel A4. Faça um risco deitado, e outro que fique exatamente em pé em relação a ele, igual um “L”. Agora use algo para medir, porque os dois riscos tem que ter o mesmo tamanho. Faça outro risco em relação deitado em relação ao topo do risco em pé, e complete fazendo outro risco pra baixo, encontrando o primeiro risco. Pronto, você tem um quadrado.

Com uma folha de papel A4 é ainda mais fácil, se estiver precisando de um quadrado. Peque o lado menor da folha e dobre em direção ao lado maior, formando um triângulo. Corte a parte em excesso, e desdobre o triângulo. E aí está, um triângulo, que pode ser usado para muitas coisas interessantes.

Leia mais sobre o fascinante mundo da matemática.

Compartilhe e Siga-nos nas Redes Sociais

quadrado